quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Por quê procurar um treinador de triathlon?

Temos observado o constante aumento no número de praticantes de triathlon em nosso país. Um esporte novo, chegou ao Brasil na década de 80, desafiador, apaixonante e muito prazeroso. Muitos pensam que apenas super homens ou super mulheres conseguem superar o desafio triplo desta modalidade, mas não é bem assim. 
Aliás, as pessoas sentem-se exatamente assim ao cruzar a linha de chegada após nadar, pedalar e correr, super-heróis. O prazer é enorme, a sensação de que podemos realizar qualquer tarefa apaixona seus praticantes, e o melhor, qualquer mortal pode vivenciar tal experiência.              

Para iniciar, como em tudo na vida, é necessário ter um objetivo e agir para alcançá-lo. Mas praticar o triathlon, assim como qualquer outra atividade física, necessita de orientação profissional. Inicialmente, é muito importante que o novo praticante realize uma série de exames médicos para certificar-se que reúne condições para nadar, pedalar e correr com segurança. Após o check-up, vem a busca por um técnico de triathlon, um educador físico com conhecimento nesta modalidade esportiva e que possibilitará ao praticante alcançar os objetivos de forma segura e eficiente. Infelizmente, muitos triatletas amadores e até alguns profissionais não recebem a orientação adequada.         
   Alguns acham que basta seguir uma planilha publicada em revistas de esportes que o problema está resolvido. Esquecem que esta planilha não é adequada a todos os leitores da revista. Outros procuram uma academia de natação, só que pedalam e correm por conta própria. O que é muito perigoso, não são raros os casos de tendinites, fraturas por estresse, dores lombares, enfim vários problemas que poderiam ser evitados com boa orientação. Outros tem a idéia de encontrar um treinador para cada modalidade, que podem ser até quatro pois a musculação é uma atividade muito indicada para complementar o treinamento e prevenir lesões, porém o triathlon é uma modalidade esportiva única não são três esportes. Todas estas formas te levarão à prática do triatlhon, porém nenhum destes caminhos são seguros, muito menos eficientes.        
     Existem educadores físicos que conhecem e são especializados em triathlon. Profissionais qualificados para programar e periodizar o treinamento, adequando e combinando as três modalidades e a musculação, orientar o atleta sobre materiais e equipamentos, que conhecem as peculiaridades desta modalidade apaixonante, enfim, com o conhecimento necessário para levar o praticante a obter sucesso de forma segura, eficiente e prazerosa.       
       Vejam o exemplo da estreante Chrissie Wellington, que, em seu primeiro ano como triatleta profissional sagrou-se campeã do Ironman do Havaí, a mais importante prova de triathlon do mundo. O campeão na prova masculina, o incrível Chris Mccormack, venceu seu primeiro mundial também, mas na sua 6ª tentativa. Como foi possível? Combinando o talento da atleta à preparação adequada. Quando decidiu se profissionalizar, procurou um dos melhores treinadores do mundo, mudou-se para o centro de treinamento e fez exatamente o que precisava fazer.      
       Claro que ser campeão do mundo não é o mais importante, cada um tem seus motivos e objetivos, que pode ser abandonar o sedentarismo, ter um estilo de vida mais saudável, completar um Short Triathlon ou até tornar-se um Ironman. Mas para alcançar êxito é necessária a mesma vontade, dedicação e principalmente escolher o melhor caminho a seguir. Procure sempre um profissional qualificado e especializado, desta forma será muito mais fácil gozar dos benefícios e prolongar por anos e anos a prática deste esporte fantástico que é o triatlhon.

Abraço e Bons Treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...