sexta-feira, 15 de julho de 2011

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Nutrição esportiva


O Triathlon, sendo um esporte de endurance, deve considerar o importante fator na determinação do desempenho, a capacidade de produção de grande quantidade de energia por um longo período. Por tanto um suplemento energético suficiente é fundamental para que o atleta alcance o máximo desempenho em uma prova de Triathlon.
O elevado número de horas gastas com o treinamento físico do Triathlon, associado às horas de sono e demais atividades diárias normalmente realizadas, dificulta a ingestão de grandes quantidades de calorias para um melhor desempenho na prova de Triathlon.
Para assegurar um consumo energético adequado, o atleta de Triathlon deve fazer várias e pequenas refeições por dia. Além disso, de nada adiantará para o atleta de Triathlon o alcance da demanda energética se não atendermos à necessidade dos carboidratos.
Um atleta de Triathlon  precisa ter um bom estado nutricional. Atletas de Triathlon com um bom perfil antropométrico e com baixo percentual de gordura, apresentam melhor desempenho nas atividades. Uma dieta equilibrada e balanceada pode trazer diversos benefícios para os atletas de Triathlon, seja melhorando sua qualidade de vida, ou o desempenho esportivo competitivo nas provas de Triathlon Essa deve oferecer quantidades adequadas de calorias, carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais.
O controle nutricional não deve ser realizado apenas no período de competições do Triathlon. A programação alimentar deve ser parte da rotina acompanhando o treinamento para um Triathlon. Como o treinamento para Triathlon é muito intenso a demanda energética se eleva muito, e por isso é importante adequar esse valor às necessidades de cada atleta de Triathlon.
Para criar um programa de alimentação adequado, o atleta de Triathlon deve consultar um nutricionista, o qual deve acompanhar e ter acesso a todas as informações de treinamento para o Triathlon, ter contato com o treinador e realizar um rigorosa avaliação do atleta de Triathlon.
Atenção especial deve ser dada a hidratação. O atleta de Triathlon deve se manter hidratado, priorizando o consumo de líquidos freqüente e contínuo na véspera e seguindo um esquema personalizado durante a competição e treinos. A desidratação é a principal causa da necessidade de assistência médica em provas de Triathlon.
Todo atleta de Triathlon preocupa-se em manter um baixo percentual lipídio, para não prejudicarem o desempenho. Porém, não é prudente reduzir abruptamente os lipídeos da dieta, pois pode interferir negativamente no rendimento físico. Porém, não se deve consumir alimentos gordurosos antes da competição ou treino de Triathlon.
As proteínas, principalmente de alto valor biológico, devem fazer parte da maioria das refeições do atleta de Triathlon. Atletas de Triathlon, de forma geral, exageram no consumo de proteínas, o que pode ocasionar problemas de saúde, como transtornos reais. Uma quantidade adequada de proteínas é essencial para o processo de síntese de e manutenção da massa muscular. Após a competição ou treino, a combinação de carboidratos e proteínas é importante para a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...