sexta-feira, 15 de julho de 2011

CORRIDA


Para um treino de corrida, é indispensável ter muita disciplina, dedicação e força de vontade. Sem este componentes, é muito difícil cumprir todo o planejamento de treino e obter um bom desempenho nas provas.
Além dos componentes psicológicos, que serão muito trabalhados e exigidos ao longo dos treinos, é fundamental ter maturidade muscular.
Em geral os atletas de elite fazem entre 160 e 180km por semana de treinos, divididos em uma ou duas sessões diárias, mas as pessoas que não são profissionais da corrida, e que tem o grande desafio de conciliar trabalho, estudos, família e vida social com o treino, raramente chegam aos 100km por semana. Alguns obtém ótimos resultados com rodagens entre 60 e 70km semanais.
Se você não tem muito tempo para o treino, mas quer competir e completar a prova, é recomendado no minimo quatro treinos por semana.
Treino de rodagem em ritmo confortável: Esse tipo de treino é o mais comum (o famoso “trotar”) e vai exigir um alto cosumo de oxigênio. Este treino é fundamental para se obter mais resistência e melhorar o folego, além de ajudar o atleta a dosar suas energias durante a prova. Para esse tipo de treino é recomendado BCAA, que é composto por aminoácidos essenciais que irão ajudar na manutenção muscular, e evitar a fadiga dos musculos durante o treino, melhorando seu rendimento.
Treino de velocidade sprint: Esse treino é mais conhecido como “tiro”. Sua função é melhorar sua explosão, velocidade de arrancada, e potência muscular. Deve ser executado em séries, nas quais seus musculos devem atingir o limite ou um estágio perto dele. Porém deve haver um descanso entre as series. À medida que seu corpo for evoluindo e se adaptando a sua forma de treino, o numero de series deve ser aumentado e os descansos reduzidos. Mas não eleve o treino a um nível muito absurdo e lembre-se que o descanso é fundamental para se obter bons resultados. Para esse tipo de treino recomenda-se o uso de Maltodextrina, um energético que possui fontes de carboidratos que ajudarão seu corpo a manter e aumentar seus níveis de energia
Treino Leve: Esse treino é um treino regenarativo e deve ser feito após o treino de velocidade. Tem a função de manter e descansar os musculos que foram muito exigidos no treino anterior. Um erro muito comum entre os atletas e pessoas que iniciam na corrida é deixar de executá-lo por ser um treino de descanso. É um erro grave pois pode comprometer o treino de velocidade.
Treino mais longo: Esse treino é uma combinação do treino de velocidade e treino de rodagem, ou seja, você deve executá-lo em uma velocidade razoável (não mais o “trotar”), em uma distância maior que o convencional. A maltodextrina e o BCAA ajudam muito nesse tipo de treino.
Para pessoas que já participam de provas regularmente e já tem um certo tempo na corrida, o treino de velocidade deve ser incluído duas vezes, completando uma rotina de três treinos de velocidade por semana.
A distância dos treinos longos, que são os mais específicos, é algo muito discutido e que depende muito da “escola” e metodologia do treinador. Ela varia de 24 a 32km. É recomendado distâncias entre 32 e 36 quilômetros para atletas de elite, ou corredores que já possuem muita experiência, com intervalo de no mínimo 21 dias antes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...